segunda-feira, 9 de abril de 2012

Televisão Portuguesa? Não, obrigada

Olá micas,


Cada vez mais, os programas da televisão portuguesa me desiludem. Relativamente à nossa televisão, não poderia estar mais de acordo com Apparicio Torelly quando afirmou que "A televisão é a maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana". 
Dos quatro canais nacionais, a rtp1 e a rtp2 são os dois possuem um conteúdo mais interessante, sério, credível, inteligente. Já da tvi e da sic, não posso dizer o mesmo. Comecemos pelos "programas-chave" que estes canais utilizam para atingir o máximo possível de audiências: A TUA CARA NÃO ME É ESTRANHA e ÍDOLOS. 
Minha nossa, alguém me explica qual é a piada de ver famosos (pfff...) portugueses a interpretar grandes nomes da música nacional e internacional? Acho sinceramente uma palhaçada autêntica, a nível de participantes, dos apresentadores e do júri. 
Mas pronto, sempre é melhor que a "Casa dos Segredos", em que um grupo de indivíduos que, supostamente, não se conhecem de lado nenhum e, supostamente, têm cada um, um segredo surpreendente, se junta numa casa. E o povo, perde horas a ver o dia-a-dia daquela gente. É incrível como um programa ridículo desses consegue influenciar tanta gente. As conversas de café giram à volta desse tema, e eu, orgulhosamente, fico à parte, porque não me interessa minimamente se "aqueles dois foram prá cama", "ou se as outras duas engalfinharam-se". Choca-me o tempo que o povo perde a ver tais programas.








Outro? Ídolos. Não chega? É um programa que vai de mal a pior. Já cansa ver indivíduos, na sua maioria, miúdos, a esforçarem-se para depois levarem um chuto no rabo, por parte de um júri, digamos, de alta qualidade. A melhor aposta do sic foi por Bárbara Guimarães e Tony Carreira no júri. Porque não? "Grandes" figuras públicas, com "grandes" conhecimentos a nível musical! 






Depois temos sempre as novelas portuguesas, tanto de um canal como de outro. As da tvi baseando-se sempre em histórias de amor, com 1686458 episódios. E a que passa actualmente na sic, confesso que apenas vi cerca de dois minutos, e deparo-me com uma cena incrível: José Fidalgo a snifar cocaína porque a sua ex-namorada está noiva de outro. Antigamente enfrascavam-se em álcool, agora com os tempos modernos, já "mandam cheirocas" em horário nobre. 


Dito isto, ou melhor, reclamando isto, utilizo como conclusão, os poucos programas portugueses que ainda gosto de ver (e que se contam pelos dedos de uma mão):

  • O Elo Mais Fraco (RTP1)
  • 5 Para a Meia-Noite (RTP2)
  • Alta Definição (SIC)

E pronto... Viva a ZON!



________________________________________________________________________________________________


E hoje que esteve um dia bonito, decidi aproveitar o sol até às 17h na praia. Confesso que para mim é estranho ir à praia em Abril, mas soube tão bem. Estas férias souberam-me a pouco, neste momento a minha vontade era sair uns diazitos daqui para descansar a 100% e espairecer a cabeça. Mas para isso vou ter de esperar por Setembro, bah!


Vila Nova de Milfontes - Setembro, 2011




Love,
Marta

6 comentários:

  1. Sinceramente não concordo em parte com a tua opinião, mas gostos são gostos!!

    é verdade que o panorama televisivo em Portugal não é dos melhores, sempre com aquelas novelas com aquelas históricas típicas, que preenchem o prime-time e talk-shows que falam sobre a vida de outras pessoas contando os seus desgostos e tragédias na vida, mas relativamente aos programas acima mencionados não poderei dizer o mesmo. A categoria destes programas é entretenimento, logo entreter as pessoas/ fazer com que elas gostem de assitir a X programa (..) e o conceito é bem aplicado. Programas como a Casa dos Segredos tem todos esses " ingredientes" que fazem despertar a curiosidade das pessoas e que fazem com que assistiam: de uma certa forma é um tipo de programa que nada ensina mas mostra como realmente as pessoas são e testa-as em situações que não estão habituadas!!
    Relativamente ao prgrama Idolos, não tenho muito a dizer, não entendo a escolha da Barbara como jurada, e destaco negativamente a prestação do jurí que esteve presente nas 5 temporadas, Manuel Moura dos Snto que "frequentemente humilha" os candidatos de uma forma pouco bonita de se ver! Atenção que também depende muito do comportamento dos participantes em ambos os concursos!
    Abraço!

    http://oblogdeumhomem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela tua opinião :)

    Mesmo sendo programas de entretenimento, ou seja, tal como disseste "fazem com que as pessoas gostem de assistir a X programa", indigno-me com os programas a que as pessoas gostam de assistir. A meu ver, não têm nada para se gostar. E, a meu ver, isto é o que o típico português gosta: saber a vida dos outros, as atitudes (de preferência labregas), e sexo! Realmente a tvi foi "esperta" em transmitir um programa desses, pois conhece o seu público e sabe o que tem de lhes dar. Mas como é possível, serem programas desses, os que trazem mais audiências?

    ResponderEliminar
  3. o típico português gosta de saber o que se passa a sua volta e é muito curioso, e se poder meter-se na vida dos outros assim o faz, é quase como se tivesse nos genes, mas se observamos bem, não é só aqui em Portugal que isso acontece. No Brasil, o Big Brother começou em 2002 penso eu, e neste momento já vai com 12 edições feitas ou seja, existe porque dá audiência, se vem que ela tem vindo a diminuir com o passar dos anos ( quererá revelar novos comportamentos??!!). Em resposta a tua última pergunta,porque é que trás muita audiência, a resposta é simples:POLÉMICAS /SEXO/CONFUSÕES!!

    Abraço ;)!

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que gostaste do blog. :)
    E foste uma corajosa em ir para a praia! Eu não me aventurei!

    ResponderEliminar
  5. HAHA adorei adorei o post, tao verdade! A minha televisao baseia se entre foxes, mtv e e! entertainment, e muito raro parar nos canais nacionais...


    http://placequotehere.blogspot.pt/2012/04/grey-day-at-beach.html

    ResponderEliminar
  6. descobri agora o teu cantinho, parabéns pelas 1000 visitas! :D

    adorei este post e concordo em absoluto! não perco tempo com nada disto, que programas de treta e que desfazem células cerebrais -.-'

    estou a seguir! :)

    GIVEAWAY – Win a Romwe voucher!
    My Fashion Insider

    ResponderEliminar