terça-feira, 17 de abril de 2012

Relações Interpessoais

Olá micas,


No domingo, aproveitei o facto da minha irmã estar a trabalhar numa livraria para perder um bocadinho da minha tarde a folhear um livro que a minha mãe me aconselhou. "Saber lidar com as pessoas"! Fiz logo questão de lhe dizer que eu sabia lidar com as pessoas. Não sou mal-educada, reajo com calma perante as situações complicadas, e consigo resolver a maior parte dos problemas. Ela insistiu para o ler e, neste momento, dou-lhe razão. É um bom livro que aconselho a todas. Gostei de uma parte, em especial, que passo a transcrever:


Um dia, um discípulo foi ter com o seu mestre e confidenciou-lhe:
- Mestre, tens de saber o que andam a dizer de ti. Dizem que...
- Espera - interrompeu o mestre. - Passaste a mensagem pelas três peneiras?
- Três peneiras!? - perguntou o discípulo, espantado.
- Sim, três peneiras. Vejamos se o que me queres dizer pode passar pela primeira peneira: tens a certeza que é verdadeiro?
- Ouvi dizer...
- Falemos, então, da segunda peneira. O que me queres contar, embora não seja propriamente verdadeiro, é qualquer coisa de bom?
Hesitante, o discípulo respondeu:
- Não, parece-me que não é nada de bom para ti!
- Adiante. Usemos a terceira peneira e vejamos se é útil o que me queres contar?
- Útil? Sinceramente não sei.
- Então, escuta - disse o mestre. - Se o que tens para me dizer não é verdadeiro, nem bom, nem útil, eu prefiro não o saber. E tu deves aprender a estar calado.


Falar é muito apetitoso. Mas saber falar implica também saber calar-se antes de aborrecer. O bom comunicador conhece o segredo de deixar fome em vez de fastio ;)


E para nós, meninas, que vá, confessem, gostamos muito de mexericos, fofocas e aquele "diz que disse", esta história é mais que adequada.


Aconselho-vos então este pequeno livrinho que não chega a 10€ e é muito fácil de ler.


"Saber Lidar Com As Pessoas" - António Estanqueiro, Editorial Presença


Love,
Marta



1 comentário:

  1. Pela transcrição que fizeste fiquei realmente curiosa... Acho que é sempre bom aprender ou lembrar alguns principios...

    http://worldofpinkdreams.blogspot.pt/

    ResponderEliminar