terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Medo de crescer?

Dou por mim, inúmeras vezes, sentada na esplanada a jogar às cartas ou a ouvir (por vezes, participar) em conversas absurdas com os meus amigos. Dou por mim sem vontade de ir às aulas. Dou por mim sem vontade de estudar e quando abro o meu caderno, pouco conteúdo informativo lá tenho. As páginas encontram-se carregadas de desenhos, desenhos elaborados durante as aulas em que professores falam sem parar durante duas horas. Dou por mim, em casa sozinha, sem absolutamente nada para fazer. Observo os meus pais na sua rotina diária, de trabalho - casa/casa - trabalho. Observo os meus irmãos numa rotina semelhante de casa - escola/ escola - casa. 
Hoje dei por mim, a ouvir uma pessoa dizer-me "Tens de te mexer. Sei que não estás motivada e que é mais difícil quando não queremos fazer as coisas, mas têm de ser feitas. Tens de encher o peito de ar e enfrentar tudo e todos. Tens de ser a melhor". Tens, tens e mais tens... Falar é fácil. Mas essa pessoa tinha toda a razão no que disse. E mais razão tinha quando me acusou de ter medo de crescer! 
Essa é uma expressão que realmente me assusta e que penso adequar-se à minha pessoa em quase todos os sentidos, principalmente, nos profissionais. 
Admiro as pessoas que ultrapassam os primeiros obstáculos do fim da adolescência com facilidade. 
Pelos vistos, não é só ao domingo que sou preguiçosa. É mais grave, sou preguiçosa em não me esforçar para acabar o meu curso, encontrar um emprego estável, sair de casa dos meus pais. Actualmente, esta situação é mais que normal, cada vez mais nos acomodamos. Para quê mudar para outra casa ,se tenho de pagar para lá morar? Para quê mudar para uma casa onde tenho de ser eu a cozinhar as refeições? É tão mais simples (e sabe tão bem) estar "debaixo da asa dos pais".
Mas a verdade é que isto não pode durar para sempre. Confesso que não sou pessoa com muitas ambições, mas não me vou deixar estagnar neste momento. Pode ser um processo que leve o seu tempo, mas como diz o provérbio chinês, "Não tenha medo de crescer lentamente; Tenha medo apenas de ficar parado".


Love,
Marta

7 comentários:

  1. Tens de mudar isso! Eu quando acabei o curso já trabalhava! Não queria ficar em casa a depender dos pais financeiramente! Força!

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo: medo só mesmo de estagnar! Também já passei pelo medo de crescer e confesso que, de vez em quando, ainda tenho. Mas os momentos de auto-confiança e motivação são muito mais frequentes. ;)

    ResponderEliminar
  3. Chego à conclusão que são esses momentos de auto-confiança e motivação que me faltam. Tenho de me "inspirar" mesmo!

    ResponderEliminar
  4. Sinto-me exactamente igual! Tenho algum medo de crescer, mas porque não quero perder aquela imaginação e criatividade sem medos nem limites que temos quando somos jovens!

    Desejo-te força :) Acho que passamos todos mais ou menos por esta fase!
    Beijinhos! (Sigo o blog, gostei muito!)

    www.thegottahaves.blogspot.com

    ResponderEliminar